PALAVRAS DE SEDA

Escrever passou a ser necessidade diária, como a respiração mantém o corpo vivo, o ato de escrever mantém minha alma solta para trafegar pelo mundo dos sonhos.
Ao me deixar levar pelas palavras visualizei novo horizonte e criei asas. Voei.
Em vinte anos escrevi dezenove livros em vários estilos: conto, crônica, poesia, romance e biografias.
Alguns de meus livros biográficos foram livremente inspirados para o cinema e TV. Ganharam prêmios.
O importante é continuar escrevendo, registrando histórias e estórias para que a memória não se perca no mundo digital.
De tanto escrever biografias resolvi deixar o registrado meu ensaio biográfico cujo viés é meu Anjo da Guarda. Pode parecer um pouco estranho, porém é bem real. Por isso, acesse também o meu blog "Os Anjos não envelhecem", eu disponibilizei meu livro na íntegra, onde constam fotografias e documentos. O livro físico está esgotado.
Viaje através das palavras. Bem-vindo (a).

















































































































segunda-feira, 25 de junho de 2007

Aspirar leitura por todos os lados







Hoje recebi uma cartinha de amigos queridos:




“Prezada Amiga,
Aqui na sala de leitura “Rita Elisa Seda”, os alunos do ensino fundamental da E.E. Prof. Nelson do Nascimento Monteiro, aspiram leitura por todos os lados, a sala possui um ambiente claro e arejado onde o lúdico aflora os sentimentos de fantasia e imaginação, então migram leitores conscientes e interessados, que fazem da sala um sonho possível e construtivo para o amadurecimento literário dos alunos, como a aluna Betina da 8ª série B que se encantou com o livro “Irmão Negro” de Walcyr Carrasco; a aluna Brenda da 5ª sárie A, sempre muito assídua em suas leituras, participando e trazendo novos assuntos, o ultimo livro que leu e gosta muito é o “Escaravelho do Diabo” da autora Lúcia Machado de Almeida; a aluna Adrielle gostou do livro “Depois daquela Viagem”; o aluno Itamar também gostou muito do livro “ A maldição de Colney”, a aluna Ingrid da 5ª serie depois de ler vários livros, incluindo uma coletânea de poesias se encantou com o livro “Cachinhos dourados” da coleção “Caixinha de Música”; aqui também é possível manter-se atualizado, pois a sala de leitura recebe jornais e revistas recentes; e mais, a Profa. Gilmara, responsável pela sala não deixa a hora da leitura sem algo novo e interessante, traz sempre contos, fábulas, romances. Mitologia e biografias de diversos autores, onde são discutidos com a participação dos alunos. Assim é possível ler, no verbo é mais que ler, diferenciando leitura e literatura. A escola dispõe, ainda, de uma Biblioteca bem montada que tem apoiado as atividades da sala de leitura e acaba de ganhar um novo Auditório, onde já estão sendo preparadas peças teatrais, palestras, saraus, concertos de cordas e muito mais, para o crescimento cultural de nossos alunos e comunidade.
Em destaque os alunos que mais estão lendo em 2007
Jessica Helen M. de Morais – 8ª série A – 39 livros
Charles Willian do Amaral – 5ª série A – 34 livros
katiane Pereira de Souza – 6ª série A – 32 livros
Kamila Medeiros – 5ª série A – 32 livros
Mônica Ap. da Costa – 3ª série EM – 27 livros
Liliane Monique C. Paula – 7ª série A – 23 livros
Mônica Ap. do Prado – 3ª série EM – 19 livros”

Essa carta me fez recordar... tudo começou quando vi a entrega dos troféus aos alunos que mais leram durante o ano letivo de 2006. Sabia que seria um dia especial para mim. Mas não sabia que me traria tantas emoções. A emoção maior não foi ver meu nome estampado na porta da sala de leitura, a maior foi ver a alegria dos alunos que foram premiados. Alunos que durante o ano leram mais de 100 livros. Só pela empolgação deles eu soube que amam ler. Seus olhinhos brilhavam ao falar das leituras, em cada um havia encantamento de quem descobriu a forma de mágica de viajar nas palavras... ler, ler por amor e prazer!
Ao ler a carta percebi que o amor pelos livros foi passado com ternura. A dedicação da professora Gilmara, responsável pela sala de leitura, é a alavanca que impulsiona os leitores, ela tem esse poder. E tenho certeza que haverá uma premiação inigualável aos alunos assíduos, a melhor delas, o troféu que ninguém pode tirar... o conhecimento!
Rita Elisa Seda
fotos:
Premiação aos alunos que mais leram durante o ano
Alunos cantando na Sala de Leitura durante a inauguração
Eu inaugurando a Sala de Leitura







Nenhum comentário: