PALAVRAS DE SEDA

Escrever passou a ser necessidade diária, como a respiração mantém o corpo vivo, o ato de escrever mantém minha alma solta para trafegar pelo mundo dos sonhos.
Ao me deixar levar pelas palavras visualizei novo horizonte e criei asas. Voei.
Em vinte anos escrevi dezenove livros em vários estilos: conto, crônica, poesia, romance e biografias.
Alguns de meus livros biográficos foram livremente inspirados para o cinema e TV. Ganharam prêmios.
O importante é continuar escrevendo, registrando histórias e estórias para que a memória não se perca no mundo digital.
De tanto escrever biografias resolvi deixar o registrado meu ensaio biográfico cujo viés é meu Anjo da Guarda. Pode parecer um pouco estranho, porém é bem real. Por isso, acesse também o meu blog "Os Anjos não envelhecem", eu disponibilizei meu livro na íntegra, onde constam fotografias e documentos. O livro físico está esgotado.
Viaje através das palavras. Bem-vindo (a).

















































































































sexta-feira, 22 de outubro de 2010

ACADEMIA JOSEENSE DE LETRAS


DIVULGADA A LISTA DA NOVA ACADEMIA JOSEENSE DE LETRAS


1- Mário Domingos de Morais – presidente da FCCR e presidente de honra da Academia.
2- Mário Ottoboni ( advogado e escritor)
3- Silvio Marques Neto ( desembargador e escritor)
4- Luiz Paulo Costa ( jornalista e escritor)
5- Sueli Souza Lima ( pedagoga e escritora)
6- Edmundo de Carvalho (engº mestre pesquisador e escritor)
7- Christina Hernandes (assistente social e escritora)
8- Dyrce Araujo (educadora e escritora)
9- Myrthes Masiero (educadora e escritora)
10- Braga Barros (educador e escritor)
11- Ozires Silva (engº pesquisador e escritor)
12- Wilson de Carvalho Almeida ( educador e escritor)
13- Zenilda Lucena (assistente social e escritora)
14-Augusto Dias (advogado pesquisador e escritor)
15-Alberto Simões (educador,pesquisador e escritor)
16- Paulo Barja (phd pesquisador e escritor)
17- Marco Antonio Vitti (médico psiquiatra e escritor)
18- Rita Elisa Seda (jornalista e escritora)
19-Reinaldo de Sá (jornalista e escritor)
20- Daniel Duarte Pedrosa (engº mestre e escritor)






Rita Elisa Seda será empossada à Academia Joseense de Letras dia 25/10/2010


A Editora Idéias & Letras comemora que sua autora Rita Elisa Seda será empossada à Academia Joseense de Letras, na solenidade de reativação dessa Academia no dia 25 de Outubro, segunda-feira, às 20h, no Cine Santana, na Av. Rui Barbosa, n°2005, em São José dos Campos.

A autora escreveu em co-autoria com Clóvis Carvalho Britto a biografia de Cora Coralina - Raízes de Aninha, fruto de 15 anos de pesquisas.
Sobre a autora:
Rita Elisa Seda, São José dos Campos, SP, Brasil.
Escreve para alguns jornais e tem livros editados. Gosta de filosofia, poesia, crônica, romance e conto. Jornalista, cronista, romancista, poeta, contista, biógrafa e sonhadora. Pertençe à UBE – União Brasileira de Escritores; à REBRA – Rede Brasileira de Escritoras; foi uma das fundadoras da AVLA – Academia Valeparaibana de Letras e Artes. É filha, esposa, mãe e avó!
Contato da autora: rita@ritaelisaseda.com.br
Sinopse do livro:
“Primeiras poesias, textos inéditos, depoimentos de familiares e um acervo fotográfico compõem a obra Cora Coralina – Raízes de Aninha, de Clóvis Britto e Rita Elisa Seda. Fruto de 15 anos de pesquisa e entrevistas, o livro vai além dos limites biográficos. É um retrato fiel da vida humana e artística de Anna Lins dos Guimarães, que entrou para o rol das principais poetisas brasileiras de projeção internacional com o nome de Cora Coralina. O resultado é uma obra fundamental para o estudo da língua portuguesa, para a história do Brasil e para a beleza artística de poemas.”
Sobre o evento:

SÃO JOSÉ REATIVA ACADEMIA DE LETRAS DEPOIS DE 30 ANOS
A 44ª Semana Cassiano Ricardo, promovida pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), de São José dos Campos (SP), terá sua abertura oficial no próximo dia 25 com a reativação da Academia Joseense de Letras, que está desativada desde o início dos anos 80. Foi criado um grupo específico para esse processo, que reuniu a direção da FCCR, o Clube Joseense e de Amigos e acadêmicos da primeira formação da entidade. O núcleo de reativação é presidido pelo jornalista e especialista em Cassiano Ricardo, Júlio Ottoboni. Segundo ele, a nova academia terá apenas 20 cadeiras, tendo como patrono o poeta Cassiano Ricardo. Seus novos integrantes foram selecionados e convidados tendo como critério o que há de melhor na produção literária na cidade.
“Essa é uma academia diferente das outras, não seguimos o modelo da Academia Brasileira de Letras (ABL), nós estamos formando uma entidade voltada para a produção literária, para o resgate de antigos escritores locais hoje em completo esquecimento. Uma das funções deste grupo será promover a literatura na cidade e influenciar toda a região e o maior número possível de municípios dentro deste modelo de academia produtiva e promotora de novos talentos. Não teremos uma função passiva junto a sociedade e sim proativa, inclusive buscando tornar viável a publicação de obras de autores sem condições econômicas para faze-la”, esclareceu Ottoboni
O estatuto da nova academia prevê o ingresso de somente literatos que tenham atividade constante no cenário cultural e com livros publicados, o que impedirá das vagas serem ocupadas por pessoas sem intimidade e atuação com esse segmento da cultura. Eles ainda deverão residir na cidade e ter o compromisso de promover o conhecimento literário e fomentar o surgimento de novos autores. Também será função da entidade dar visibilidade plena aos escritores locais, tanto em âmbito regional como nacional e internacional.
A posse festiva dos integrantes da nova Academia Joseense de Letras ocorrerá no dia 25 de outubro, no Cine Santana, na Avenida Rui Barbosa, às 20 horas, em São José dos Campos.
Contato para maiores informações:
Júlio Ottoboni 012 3949-29


Nicolau Kietzmann Goldemberg
DGNK Assessoria de imprensa
nicolau@dgnk.com.br
113070-3336
11-8273-6669
skype:nkp161
Publicado em outubro 18, 2010 por editoraideiaseletras





Domingo, 24 de Outubro de 2010
São José reativa Academia de Letras após 30 anos
A 44ª Semana Cassiano Ricardo, promovida pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo - FCCR, de São José dos Campos, terá sua abertura oficial no próximo dia 25 com a reativação da Academia Joseense de Letras, que está desativada desde o início dos anos 80.
Foi criado um grupo específico para esse processo, que reuniu a direção da FCCR, o Clube Joseense e de amigos e acadêmicos da primeira formação da entidade.

O núcleo de reativação é presidido pelo jornalista e especialista em Cassiano Ricardo, Júlio Ottoboni. Segundo ele, a nova academia terá apenas 20 cadeiras, tendo como patrono o poeta Cassiano Ricardo. Seus novos integrantes foram selecionados e convidados tendo como critério o que há de melhor na produção literária na cidade.
Na reativação da Academia a escritora Rita Elisa Seda será empossada como a mais nova acadêmica. Rita Elisa é co-autora, com Clóvis Carvalho Brito, da biografia da poetisa Cora Coralina. O livro Cora Coralina - Raízes de Aninha (Editora Ideias & Letras) é fruto de 15 anos de pesquisa e entrevistas


14 comentários:

Silvinh@ disse...

Rita Elisa!!!
Ser parte integrante da Academia Joseense de Letras, deve ser muiiiiito gratificante, né!!!
Pra você Rita Elisa, o que significa pertencer a este grupo, de tão nobres profissionais???
Parabéns Amiga!!!
Saborei os frutos que VOCÊ com certeza está colhendo, através de seus trabalhos!!! Muitos acredito, que concluídos, com muito trabalho, esforço, dedicação, alegria, garra; até mesmo... entre lágrimas.
VOCÊ merece TUDO DE MELHOR, AMIGA!!!
À você desejo: Sucesso hoje e Sempre...

Beijos, forte e carinhoso abraço...

Silvinha

Inajá Martins de Almeida disse...

Rita querida escritora e amiga virtual, mas tão real.
Merecida realmente a homenagem. Tecer comentários, seria somente redundância de tudo o quanto penso já disseram. Fico muito feliz por estar recolhendo, junto com você, esses retalhos. Gostaria de poder estar ao seu lado, mas creia, senão no físico, em espírito lá estarei, ovacionando-a muito. / Parabéns por mais essa conquista/ Inajá

Rita Elisa Seda disse...

Querida Silvinha, agradeço suas palavras tão gentis. Pertencer a este seleto grupo não condiz com minha pequenez, sou uma simples escritora e só.
Sim, amiga, já passei por todas as etapas que mencionou, e sei que as passarei novamente... assim é a vida... assim é a Rita.
Beijos, felicidades e a paz!

Rita Elisa Seda disse...

Inajá, ao ler seu comentário sinto você por perto, como se fosse uma vizinha, como dizia Cora Coralina: O Vizinho é a Luz da Rua. Você é luz.
Nossos retalhos de vida sendo conturados aqui na Internet, está se tornando uma colcha que agasalha-nos em dias de solidão.
Beijos, felicidades e a paz!

Rita Elisa Seda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Silvinh@ disse...

Rita Elisa, minha querida amiga...
Minhas palavras são muito sinceras.
Você sabe que falamos do que o nosso coração está cheio....e é isso, que sinto no coração em relação a VOCÊ, amiga!!!

Esta tua frase: "Sou uma Simples Escritora e Só", é modesta demais.

Não basta ser escritora....tem que FAZER A DIFERENÇA, e VOCÊ, com certeza; com sua SIMPLICIDADE, HUMILDADE, É GRANDE DEMAIS, Rita Elisa!!!
Vejo em você, Rita Elisa, uma simplicidade ausente de artifícios, capaz de ser natural, transparente, límpida de artifícios. É este seu jeito de ser; espontâneo, simples e ingênuo...
A sua humildade, Rita Elisa, a faz ter consciência do que você é, do seu talento como escritora, do bem que fazes aos seus leitores, com seus escritos, sem ficar se vangloriando disso. Esta humildade te dá capacidade de dar a mão ao outro sem esperar nada em troca disso. Esta humildade a torna capaz de trabalhar, escrever, não só; mas contando com a graça, a bênção e a proteção de Deus em sua vida...

Humildade e Simplicidade, Rita Elisa, não se anulam nem competem entre si: para ser simples, tenho necessariamente que ser humilde e vice-versa; além de você ter uma SENSIBILIDADE imennnnnnnnnnsa.

Assim é VOCÊ, RITA ELISA!!!
E... Fazer parte deste teu mundo das palavras é uma honra, é fantástico, é bom demaissssssss!!!

Beijos, forte e carinhoso abraço!!!

Silvinha

Silvinh@ disse...

P A R A B É N S,POR MAIS ESTA CONQUISTA, EM TUA VIDA, QUERIDA MINHA AMIGA RITA ELISA!!!
Tenha certeza que, mesmo de longe, celebrei e vibrei com você este momento tão glorioso e nobre...
Você é merecedora, Rita Elisa!
É uma profissional e tanto!!!
Você merece esta honra e muito mais que, tenho certeza, virá com seus trabalhos, seus escritos, pelo que VOCÊ É e REPRESENTA no "MUNDO DAS LETRAS"!
Tenho Orgulho de Ser Tua Amiga!!!
Mais uma vez, P A R A B É N S!!!
Que DEUS continue te inspirando e te iluminando. Que Ele conceda muitos momentos vitoriosos como este...
Te admiro e muito, Rita Elisa!!!
Sucesso sempre...

Beijos, forte e carinho abraço!!!

Silvinha

Obs.: Belíssimas fotos!!!
Que noite linnnnnnnnnnnnnnnda!!!
Arrasou, hein Rita Elisa!!!rsrsrs

Rita Elisa Seda disse...

Silvinha querida, a noite foi mesmo emocionante, o Quarteto de Cordas da FCCRicardo abrilhantou a cerimônia com obras clássicas que me remeteram à infância.
Muitas alegrias, dentre elas duas amigas virtuais que só então conhecia apenas pela Internet foram à posse e me emocionaram. Faltou você.
Beijos, felicidades e a paz!

Silvinh@ disse...

Que bom Rita Elisa, que tenha sido excelente sua noite!!!
Torci para que realmente fosse "uma noite mais que especial"!
Pessoas Especiais,como Você, merecem, Momentos Especiais!!!
Ahhhhhhhhhhh como eu queria estar presente, mas...não foi desta vez "ainda"...rsrsrsrs
Infelizmente ausente, mas de coração sempre presente, com certeza, amiga!!!
Rita Elisa, foi tão gostoso ler: Faltou você!!!
Senti Você Mais que Amiga; uma Amiga-Irmã!!!
Quanta sinceridade senti nesta sua fala, Rita Elisa!!!
Bom demais Ser Tua Amiga....

Esta música do Renato Teixeira me diz muito...Não sei se você conhece:

AMIZADE SINCERA

A amizade sincera é um santo remédio
É um abrigo seguro
É natural da amizade
O abraço, o aperto de mão, o sorriso
Por isso se for preciso
Conte comigo, amigo disponha
Lembre-se sempre que mesmo modesta
Minha casa será sempre sua
Amigo
Os verdadeiros amigos
Do peito, de fé
Os melhores amigos
Não trazem dentro da boca
Palavras fingidas ou falsas histórias
Sabem entender o silêncio
E manter a presença mesmo quando ausentes
Por isso mesmo apesar de tão raros
Não há nada melhor do que um grande amigo.

Vou postar no seu orkut...

Beijos, forte e carinhoso abraço!!!

Silvinha

Rita Elisa Seda disse...

Silvinha,
amizade sincera é estar presente à vida da amiga, sem preconceito e sem julgamentos. É perceber quando é necessário falar e saber calar no momento certo.
Um dia desses um recente amigo, o conheci este ano, me disse que julga as pessoas não pela quantidade de amigos que têm e sim pela qualidade. Me perguntou se eu tinha amizades antigas, eu disse que tenho amigas de convívio quase diário há 25, 17, 15 e 10 anos. As de 10 anos de amizade são três da cidade de Goiás que conversamos pelo telefone pelo menos uma vez por dia. Meu novo amigo me disse que eu sou uma pessoa feliz. Na verdade, Silvinha, a felicidade compartilhada é a melhor maneira de fazer-se amiga. Somos amigas, sim.
Beijos, felicidades e a paz!

Inajá Martins de Almeida disse...

Rita querida escritora
Nesta manhã percebo que Deus me prepara muitas bênçãos e prêmios. Sou premiada quando levada ao blog e me encontro com suas maravilhosas fotos. Que noite gloriosa para você e para nós, que não estávamos lá, mas que agora é como se tal ocorresse. Sua transparência no olhar encanta. Abençoada por ser o Dia Nacional do Livro e percebo você o próprio livro: como separar Rita Elisa Sêda dele - o livro. Sua vida é um livro. Fico feliz ao participar desse evento tão merecido. Gostaria inclusive que você me encaminhasse uma foto para que eu pudesse colocar em meu blog, com alguns comentários. Um abraço e até mais / Inajá

Rita Elisa Seda disse...

Inajá, a premiação maior é ser e ter amiga, isso não tem preço. Obrigada pelo seu carinho. Felicidades e a paz!

Eliane Accioly disse...

Rita,

recebi seu convite pela REBRA, passei para conhecer o blog e um pouco de você. Gostei de tudo, das fotos, das histórias, dos acontecimentos divulgados.
Estou seguindo, espero sua visita aos meus blogs,

um abraço de rebrinha,

Eliane

Rita Elisa Seda disse...

Olá Eliane, seja benvinda, a visita de uma rebrinha é motivo da alegria. Afinal, nosso ideal é a literatura. Fui ao seu blog e me deliciei com seus textos.Parabéns! Felicidades e a paz!