PALAVRAS DE SEDA

Escrever passou a ser necessidade diária, como a respiração mantém o corpo vivo, o ato de escrever mantém minha alma solta para trafegar pelo mundo dos sonhos.
Ao me deixar levar pelas palavras visualizei novo horizonte e criei asas. Voei.
Em vinte anos escrevi dezenove livros em vários estilos: conto, crônica, poesia, romance e biografias.
Alguns de meus livros biográficos foram livremente inspirados para o cinema e TV. Ganharam prêmios.
O importante é continuar escrevendo, registrando histórias e estórias para que a memória não se perca no mundo digital.
De tanto escrever biografias resolvi deixar o registrado meu ensaio biográfico cujo viés é meu Anjo da Guarda. Pode parecer um pouco estranho, porém é bem real. Por isso, acesse também o meu blog "Os Anjos não envelhecem", eu disponibilizei meu livro na íntegra, onde constam fotografias e documentos. O livro físico está esgotado.
Viaje através das palavras. Bem-vindo (a).

















































































































sexta-feira, 20 de maio de 2011

Bate Papo com Autor - Araraquara





Dia 27 de maio, estarei em Araraquara, de manhã e à tarde, na Escola COC, conversarei com os meus amigos/alunos a respeito de meus livros: Fábulas para Seishum, Pipa Guerreira, Retalhos de Outono.
Á noite, estarei na Livraria Santuário para um 'dedinho de prosa' com meus amigos.
Conto com vocês...afinal sempre é bom conversar com os que amam literatura.
Beijos, felicidades e a paz!

Rita Elisa Seda
Cronista, poeta, biógrafa, fotógrafa e pesquisadora.



Os alunos que leram Pipa Guerreira me ajudaram a contar a história para os que ainda não a leram.


O Menino Deus teve direito à coroa de Rei.

 As varetas da pipa ganharam vida nas mãos dos alunos, a planta Carahyba apareceu, a Pipa foi feita com amor e carinho, ganhou o céu, voou irreverente pela Escola COC, sempre bem direcionada pelas mãos divinas.

As sabiás, apareceram.

A Oliveira tornou-se a árvore da Sabedoria pois tinha resposta para tudo... creia!... as mais lindas respostas.

O Besouro pintadinho também surgiu em cima de uma fita de cabelo.

Aprendemos que os valores da liberdade são: o Respeito e o Amor.





































Os alunos que leram Fábulas para Seishum me disseram que gostam de várias delas. Levei a Jaque para conhecer a Escola COC e li para os alunos algumas resoluções a respeito do problema dessa querida lesminha chamada Jaque, alguns bilhetes que me foram enviados pelos alunos da EMEF Dr. Evangelista Rodrigues (Cachoeira Paulista), a respeito da perda de uma das pernas da Jaque. Pernas que ganhou da Aranha Tula.
Foram várias alternativas apontadas: pedir para a Fada das Palavras escrever ‘perna’ e a Jaque teria uma perna nova; fazer uma de ferro; pedir para o Seishum trazer do Japão uma perna nova com toda tecnologia que tem direito; foram as soluções mais votadas.
Até que os alunos da Escola COC decidiram que a melhor destas alternativas é a de pedir para o Seishum arrumar, no Japão, uma perna nova, com tecnologia de ponta. Mas, pasme!... quando a classe se retirava para a sala de aula, alguns alunos me chamaram de lado e me explicaram: ‘Rita... não precisa pedir para o Seishum mandar fazer essa perna no Japão, não!... é que nós, aqui na escola, temos aula de robótica e podemos fazer isso. Somos expertos em tecnologia. Vamos fazer duas pernas para a Jaque, assim ela pode dançar o dia inteiro se quiser!’

Agradeci com muitos beijos e na certeza de que o problema da Jaque estava solucionado, contei para ela que, sorriu, e até ensaiou um passinho... com uma perna só! Jaque está feliz, novamente, pediu para que eu agradecesse os seus amigos da Escola Evangelista Rodrigues e da Escola COC, pelo préstimo em resolver seu problema.

Fica aqui o Muito Obrigada para todos!

A borboleta Atir também marcou presença, a Tula veio meio escondida com uma penca de filhinhas na teia, só para conhecer os alunos da Escola COC.
O sapo Juru pulou da lagoa para o pátio da escola, as galinhas ficaram conversando fiado enquanto a galinha Cocá vigiava de longe.
E, sabe o que mais, o Seishum participou de tudo, não ficou parado, foi para todo lado, convesou com seus novos amigos.
Uma festa digna de páginas e páginas em Fábulas para Seishum.
























































Do meu livro Retalhos de Outono os alunos escreveram novos poemas com mais diversos títulos que constam no livro.
Através da poesia que leram fiquei  encantada com a sensibilidade dos jovens estudantes na Escola COC, escreveram poemas belíssimos.
Recebi um livro com esses poemas. Estou lendo um por um, com atenção e carinho de quem ama poesia.























AGRADECIMENTOS

Agradeço a atenção das Professoras: Andreza Fragalá (2º Ano A), Vera Beraldo (3º Ano A), Andreia Marques (2º Ano B), Ana Paula Martins (2º Ano C), Ana Cristina de Rizzo (3º Ano B), Amélia Basile (4º Anos A e B), Silvinha Oliveira (5º Anos A e B), Daniela Lima (5º Anos A e B), Amanda Fratucci (6º e 7º Anos), Isabel Turi (8º e 9º Anos).

Agradecimentos especiais:  à Diretora EF I e II/ Coordenadora/ EF I - Mônica Braga e ao Coordenador EF II - Marcos Liba.

Agradeço de coração cada Aluno que conheci na Escola COC, pelos carinhos, sorrisos, abraços, brincadeiras e cantorias.































AMIZADE

Amigas quando se conhecem pessoalmente é como plagiar Clarice, mas com uma memorável mudança: 'Felicidade é pouco... o que nós queremos ainda não tem nome!'

Inajá, Silvinha, Elvio e eu, conversas para horas e horas... e ainda não conseguimos falar tudo que queríamos!


O encontro com a amiga/irmã Silvinha foi mesmo como eu havia esperado, como se já nos conhecêssemos há muitos anos.


Sexta à noite, depois de um dia intenso de atividades, Silvinha nos levou para conhecer Araraquara. Um dos lugares que amei foi a Alameda dos Oitis, onde há uma catalogação de pegadas de dinossauros nas pedras da calçada.
Partindo do princípio que esses dinossauros depois de milhares de anos, continuam juntos, na marca do tempo...




... resolvemos, Inajá, Silvinha e eu, marcarmos nossa amizade com nossos pezinhos na calçada de nosso coração. Cada uma marcou com passos de alegria o início de uma amizade que deixou de ser virtual para ser física.
Não poderia ser de melhor forma!
Rita Elisa Seda
Cronista, contista, poeta, biógrafa, fotógrafa e pesquisadora.
Fotografias, crédito: WM

25 comentários:

Inajá Martins de Almeida disse...

Querida amiga escritora

Que alegria o encontro nos promete. Lá estarei sim. Conto os dias para o evento.
Quantas surpresas nos reservam.
Tome a liberdade de postar o convite em meus blogs : http://blog-inaja.blogspot.com/ e http://retalhosdeleituras.blogspot.com/
Com grande carinho aguardo o rico momento.
Um beijo

Silvinh@ disse...

Ritelisa, minha querida amiga!!!
Estar com você mais um pouquinho depois de uma manhã e uma tarde, será com certeza, agradabilíssimo!!!
COM CERTEZA ESTAREI LÁ DO SEU LADINHO, COM MAIOR ALEGRIA, PARA O QUE DER E VIER!!! AGUARDO COM ALEGRIA NO CORAÇÃO.....MUITA ALEGRIA, mesmo.
AGRADEÇO A DEUS POR ESTA OPORTUNIDADE QUE TANTO ESPEREI...

Beijos, forte e carinhoso abraço!!!

Sua amiga-irmã...

Silvinha

Rita Elisa Seda disse...

Querida Inajá, fique à vontade. Você faz parte deste blog. Obrigada por divulgar o evento. Logo logo estarei por aí, vamos conversar bastante. Vai ser tudo de bom. Felicidades e a paz!

Rita Elisa Seda disse...

Silvinha, o dia 27 de maio será uma data memorável para minha vida. Sei que você estará comigo durante a manhã e a tarde na Escola COC, ainda mais à noite, na livraria. Não tenho palavras para expressar minha gratidão. Até mais tarde, então... agora falar pouco!
Felicidades e a paz!

Silvinh@ disse...

Ritelisa, só tenho a dizer:
"CONTE SEMPRE COMIGO, COM MINHA AMIZADE E MINHAS ORAÇÕES!"

Sua sempre amiga-irmã...

Silvinha

Coordenadora Renata disse...

Que lindo, emocionante encontro no colégio COC. Cada foto uma mais marcante que a outra, deu para sentir um pouquinho o que vocês viveram neste dia!
Que legal saber que os alunos receberam as dicas da Escola Dr. Evangelista para a Jaque poder recuperar a perna dela!
Nossa !Que máximo saber que os alunos na aula de robótica poderão fazer a perninha da JAQUE!
Parabéns pelo lindo trabalho de toda a equipe do COC, que agora também são meus amigos e parabéns à você querida Rita Elisa por este encantador trabalho que realiza!!!

Inajá Martins de Almeida disse...

Rita querida amiga tão real
Foram momentos gratificantes os quais pudemos nos deliciar: a mesa farta com o saboroso café, pão de queijo e bolo de fubá de dona Tereza; a conversa ao pé do fogão, senão à lenha, a lembrança lhe faleu. A troca de lembranças, de olhares, de palavras. Tudo perfeito.
A noite de autógrafos, ao “chamado das pedras”, Cora Coralina aplaudia a casa agora não mais deserta, mas repleta de ouvintes extasiados pelas palavras que soavam no ar.
A noite fria, o passeio pela cidade de Araraquara, o qual nossa anfitriã Silvinha cuidou com esmero em nos presentear. Nossas mãos dadas pelas calçadas, nossos risos quebravam o silêncio das ruas. Nossos pés faziam par aos antepassados dinossauros que nas pedras, hoje calçada, rastros deixaram.
As fotos registradas por Wilson e Elvio, marcaram o momento. Lembranças inesquecíveis; sabor de saudade por um novo encontro.
Retalhos de leituras foram recolhidos e registrados. http://retalhosdeleituras.blogspot.com/

Hermenegildo disse...

Muito bonito seu "Blog", e parabéns por suas atividades literárias que estão em continuo crescimento.
Abraços
Hermenegildo Recco

norália disse...

Rita Elisa,

Vi todas as fotos e ao vê-las, constatei que o mundo pode ser melhor com ações assim: crianças sorrisos, compenetradas e tomadas pela motivação. Participação de muitas pessoas para uma aprendizagem maior. Amigas virtuais se interrelacionando em sentimentos de admiração e amizade. E, a Mestra recebendo o mais alto pagamento por suas horas solitárias de escritora convicta de sua missão. Para esse pagamento, não há moeda que pague, senão a alegria das aulas assistidas, as lições de uma boa e otimista leitura, e a crença de um futuro baseado em fé amor e respeito ao próximo. E, tudo e todos se movimentando para uma Vida melhor.

Parabéns, Rita. Que você continue assim por muito, muito tempo.
Abraços,
Norália.

Rita Elisa Seda disse...

Renata, querida amiga, os alunos da escola COC gostaram de todas as soluções apontadas pelos alunos da escola Evangelista Rodrigues, e o resultado foi mesmo emocionante, tanto que a Jaque passeou de mão em mão (acho que nem quer mais uma perna, pois andou no colo...), teve até um amigo da Jaque que usou uma das pernas dela, ele ficou com três pernas - procure em uma das fotografias há este registro. Beijos para você e todos meus amigos da Evangelista Rodrigues. Felicidades e a paz!

Rita Elisa Seda disse...

Inajá, querida amiga, a perfeição existe onde moram o amor, a dedicação e a alegria. Por isso meu encontro com você e Silvinha foi assim... PERFEITO!
Beijos, felicidades e a paz!

Rita Elisa Seda disse...

Querido Gildo, que bom lê-lo aqui no blog, nossa!... lá em Araraquara falei tanto a respeito de sua Mãe, dona Elza Recco, o amor e respeito que ela tem pela memória de sua grande amiga Cora Coralina. Também falei do quanto dona Elza me ajudou com depoimentos sobre Cora Coralina. Envio um enorme beijo para ela.
Felicidades e a paz!

Rita Elisa Seda disse...

Sim, querida Norália, não há para o escitor pagamento monetário que satisfaça mais do que um sorriso,um abraço e um beijo de quem leu e conhece a sua obra.
Uma alegria tão grande que ainda não encontrei a palavra certa para defini-la, apenas me alimento desses instantes como uma esponja que absorve água. Beijos, felicidades e a paz!

Reinilda disse...

Querida Rita!
Parabéns por seu trabalho maravilhoso!
A emoção transpassa em cada foto.
Um grande abraço, Rê.

Rita Elisa Seda disse...

Obrigada, Reinilda pelas gentis palavras! Beijos, felicidades e a paz!

mural do ajosan disse...

Parabéns pelo sucesso do evento, poetisa; e nada melhor que ter esse convívio gostoso com as crianças, não é mesmo? grande abraço e sucesso.

Rita Elisa Seda disse...

Verdade, Afonso, esse convívio é que preenche com alegrias a nossa alma de poeta. Aliás, por falar em poesia, parabéns pelo lançamento de seu livro "Uns Versos" dia 10 de junho, em Caçapava. Convido todos amigos para comparecerem. Beijos, felicidades e a paz!

Silvinh@ disse...

Ritelisa, minha amiga-irmã!!!
O que dizer depois de vivenciar momentos tão sensíveis, tão fortes, tão expressivos, tão emocionantes, tão mágicos... inesquecíveis???
Já vi e revi estas fotos pelos menos umas 15 vezes...de verdade!!!
Em cada foto, posso sentir a vibração, a alegria, os olhares atentos, firmes, quase que sem mesmo piscar, procurando ver quem era Rita Elisa Seda...Era uma mistura de expectativa x ansiedade. O silêncio era geral... Ouvidos bem abertos, prontos para ouvir o que você tinha pra falar com eles...
Até então (falo por meus alunos) Rita Elisa era uma escritora que se comunicava com eles via blog (http://anjinhos.cocararaquara.com.br). Alguém que mesmo distante, se fazia presente. Alguém que já os conhecia por seus escritos,alguns por nome,e até por fotos...
Mas o olhar nos olhos, o tocar, o abraço, os sorrisos, o se colcar à disposição pra um bate papo e mesmo pose para uma foto...Foi incrível!!! Eles acharam que não teriam acesso a você...Isso foi muito importante para muitos... O contato físico. Pois perceberam que a escritora que biograficamente conheciam, e através de seu livro Fábulas pra Seishum, é real...É uma pessoa especialíssima!!! Eles se sentiram muito à vontade...
É só observar as fotos...elas falam por si...não precisa dizer muita coisa.
Ritelisa, tenha certeza!!! Este foi um dia que ficrá pra sempre em nossos corações, em nossas vidas, em nossas memórias!!!
Já te disse, mas vou repetir, minha amiga-irmã: "Se minha carreira terminasse hoje, encerraria com Chave de Ouro, realizadíssima!!! Feliz por te conhecer e realizar um trabalho com você, que é mais que escritora...
Tenho certeza, Ritelisa, que Você, agora mais que nunca... faz a diferença, entre os literatas!!!
QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO!!! QUE DEUS TE INSPIRE SEMPRE!!!
TE ILUMINE, TE GUARDE E A FAÇA FELIZ, MUITO FELIZ!!! VOCÊ MERECE...
Agradeço a Deus por sua existência, por sua vida, por seus dons e talentos!!!
Conte sempre comigo, com minha amizade e orações!!!

Sua sempre amiga-irmã...

Silvinha

Silvinh@ disse...

Ritelisa...foi TUDO...TUDO...TUDO MARAVILHOSO, mas não posso deixar de falar de nosso encontro enquanto AMIGAS...
Nos conhecermos pessoalmente, além do virtual, foi mais que especial!!!
Momento este que esperei, e muito! No dia certo, no tempo certo, no momento certo. Não nosso tempo, mas no tempo de Deus. Aquele dia, hora e lugar que Ele mesmo, preparou para nós!
Parecia tudo um sonho, que tornou-se real. Fiquei imensamente Feliz, por esta oportunidade...AMIZADE EM DEUS É PARA SEMPRE...EU ACREDITO.
Ritelisa, um dos momentos que mais ficou no meu coração, foi quando você me deu " a pedra da cabeça da Corvina".
Me transportei para o seu blog, há mais ou menos 9 meses (05 de agosto de 2010), quando você postou uma matéria falando sobre Goiás: "No reino de Goiás"...Onde você descreve um dos costumes Vilaboense: Selar uma Amizade verdadeira, com a pedra que tem na cabeça de uma Covina...
E que, se você recebe uma pedra desta, tenha certeza, é sinal de eterna amizade, irmandade, passamos a ser parentes, irmãs.
Nunca passou pela minha cabeça, que eu receberia uma pedra desta...kkkk...Jamais!!!
Mas, quando você chegou aqui em casa e me deu a pedra branca da cabeça da Corvina...
Fiquei super emocionada!
Aí sim, verdadeiramente me senti, sua AMIGA-IRMÃ!!! Pois você mesma disse: "Amizade selada com pedra de Corvina é para a vida toda". Ahhhhhhhhh...que lindo, Ritelisa!!!
Tenho certeza que nossa amizade é para sempre, pois além de ser Abençoada por Deus e ter Nossa Senhora das Graças como nossa madrinha, é selada em pedra.
O dia 26/05/2011, Ritelisa, foi marcado por vários momentos: nosso encontro no hotel, nossas primeiras palavras, gestos, sorrisos, nosso momento de oração na Igreja Santa Cruz, nosso bate papo em casa onde ganhei a pedra branca da cabeça de uma Corvina...entre outros momentos.
Ritelisa minha amiga-irmã...tenha certeza:
"Preciosa és para Deus e para mim,
Se acaso precisar podes contar comigo, com minha amizade, com minhas orações...
Que a fé de Deus nos faça eternas amigas...
Peço a Deus que te guarde, te abençoe, te mostre a sua face e te dê a sua Paz".

Sua sempre amiga-irmã...

Silvinha

Silvinh@ disse...

Ritelisa...
Vendo mais uma vez seu blog, as fotos da Livraria Santuário, o livro de Cora Coralina...Não me contive!!!kkk
Sou grata à sua mãe e minha amiga Rita, por ter apresentado você a mim, através do seu Livro Cora Coralina Raizes de Aninha...até então, eu nem sabia que você tinha livros infantis, infanto-juvenil...
Não imaginaria, que a partir deste livro, nasceria uma linda e verdadeira amizade...
Obrigada pela noite agradabilíssima, que me proporcionou, no Bate Papo com a autora!!!
Ficaria à noite toda ouvindo você falar sobre esta grande poetisa, Cora Coralina...com amor, paixão, ternura.
Já gostava de Cora Coralina, agora muito mais, depois de ouví-la falar com tanta propriedade.
PARABÉNS RITELISA!!!
DESEJO A VOCÊ, SUCESSO SEMPRE E MUIIIIIIIITAS VITÓRIAS!!!

Sua sempre amiga-irmã...

Silvinha

DANIELA LIMA disse...

QUE PRAZER TÊ-LA CONOSCO NESTE DIA... A DISTÂNCIA FICOU PEQUENA DIANTE DE TANTA GENEROSIDADE, APRENDEMOS MUITO COM VOCÊ.
BEIJÃO

Rita Elisa Seda disse...

Daniela, querida, não há distância entre quem escreve e quem gosta de ler. Eu sempre saio de um encontro, como esse do COC, repleta de amor. Os carinhos que vocês me deram são motivos para eu escrever cada dia mais. Beijos, felicidades e a paz!

Coordenadora Renata disse...

A cada vez que revejo as fotos do encontro em Araquarara, percebo mais detalhes, sinto mais alegria e emoção por este encontro literário, angelical e amigo!

Silvinh@ disse...

Renata, comigo também acontece o mesmo....Não me canso de ver e rever as fotos deste encontro mais que especial...
UM ENCONTRO QUE MARCOU NOSSAS VIDAS, SELOU NOSSA AMIZADE...
EXALOU LITERATURA POR TODOS OS CANTOS DO COC...
Foi TUDO DE BOM, MESMO!!!
Vejos as fotos e sinto uma saudade imeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeensa, chega até a doer!!!
Nossa amiga Ritelisa arrasou!!! Foi um show à parte!!!kkk

Beijos, forte e carinhoso abraço!!!

Silvinha

Stefânia Andrade disse...

Rita, que encontro precioso esse seu em Araraquara! Pena que não estava mais na cidade para acompanhá-lo!
No rosto das crianças vemos a alegria de tê-la ali... Assim como nas expressões dos adultos!
Parabéns!