PALAVRAS DE SEDA

Escrever passou a ser necessidade diária, como a respiração mantém o corpo vivo, o ato de escrever mantém minha alma solta para trafegar pelo mundo dos sonhos.
Ao me deixar levar pelas palavras visualizei novo horizonte e criei asas. Voei.
Em vinte anos escrevi dezenove livros em vários estilos: conto, crônica, poesia, romance e biografias.
Alguns de meus livros biográficos foram livremente inspirados para o cinema e TV. Ganharam prêmios.
O importante é continuar escrevendo, registrando histórias e estórias para que a memória não se perca no mundo digital.
De tanto escrever biografias resolvi deixar o registrado meu ensaio biográfico cujo viés é meu Anjo da Guarda. Pode parecer um pouco estranho, porém é bem real. Por isso, acesse também o meu blog "Os Anjos não envelhecem", eu disponibilizei meu livro na íntegra, onde constam fotografias e documentos. O livro físico está esgotado.
Viaje através das palavras. Bem-vindo (a).

















































































































quarta-feira, 12 de maio de 2010

Estrada Real Caminho Novo da Piedade

O Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte  estão em festa com a chegada desta magnífica obra:



Será lançado no mês de maio o livro "Estrada Real Caminho Novo da Piedade" de autoria do historiador Francisco Sodero Toledo.
A Estrada Real: Caminho Novo da Piedade é uma via singular no contexto histórico nacional. Trata-se de uma importante via colonial que hoje corta o denominado "Vale Histórico", no Vale do Paraíba, em áreas paulistas e fluminenses. Neste novo trabalho o historiador realiza o resgate da sua história, o reconhecimento de suas influências no passado e das possibilidades que se abrem com vistas à reutilização como rota turística na atualidade.
A construção do texto segue uma metodologia própria, podendo servir de parâmetro metodológico para outras análises. O livro utiliza de diversas abordagens para a compreensão do regional com traços próprios e singulares. No texto o autor consegue conjugar o rigor acadêmico, com uma linguagem didática convidativa.
Ao leitor dá a conhecer os interesses metropolitanos, as dificuldades na construção do Caminho Novo, os impactos ocorridos após sua conclusão, a ocupação da terra, os personagens, os ranchos, o comércio, as capelas, os primeiros núcleos populacionais e a saga dos seus desbravadores e povoadores. Tudo isso ricamente complementado com tabelas, documentos, mapas, ilustrações e reflexões.
O resgate desta história recupera a ação de diferentes grupos humanos que nele atuaram resultando não só na existência de uma nova via de transporte e comunicação, bem como a formação de uma sociedade com características peculiares no contexto colonial capaz, como foi, em contribuir para a construção e manutenção do Império brasileiro.
É uma obra surpreendente e reveladora !

Sobre o autor : FRANCISCO SODERO TOLEDO
O autor é professor, escritor e historiador. Atua como docente e pesquisador no UNISAL-lorena e na Escola de Engenharia de Lorena - USP. e como consultor em projetos histórico-culturais e educacionais.
Nasceu na primavera de 1945, na cidade de Silveiras.

É licenciado em História, Filosofia e Pedagogia. Realizou na Universidade de São Paulo o curso de pós-graduação em História da Civilização Brasileira e os créditos no doutorado em História Social . Completou os cursos de especialização em " Metodologia da Pesquisa Histórica" e o programa de mestrado em Educação pela UNISAL, tornando-se mestre em educação.

Foi professor e Diretor do "Instituto de Educação Cons. Rodrigues de Guaratinguetá", Diretor Regional de Ensino, da DRE de São José dos Campos por quatro anos (1987 a 1991). Membro fundador do Instituto de Estudos Valeparaibanos e da Academia de Letras de Lorena. Foi agraciado com o "Troféu Piraquara" pelo Rotary Clube de Guaratinguetá após ter sido eleito "Intelectual Valeparaibano do ano de 1988", com o "Prêmio Jornal Guaypacaré, em 1990" e, com o "Prêmio Eugênia Sereno" pelo Instituto de Estudos Valeparaibanos no ano de 2006. Criou e dirige o portal http://www.valedoparaiba.com/.

Um comentário:

Aloizia disse...

Olá???Vim retribuir a visita!Que honra ter você como minha seguidora,adorei seu blog, tudo de bom!!!!Parabéns!!!
Bjs