PALAVRAS DE SEDA

Escrever passou a ser necessidade diária, como a respiração mantém o corpo vivo, o ato de escrever mantém minha alma solta para trafegar pelo mundo dos sonhos.
Ao me deixar levar pelas palavras visualizei novo horizonte e criei asas. Voei.
Em vinte anos escrevi dezenove livros em vários estilos: conto, crônica, poesia, romance e biografias.
Alguns de meus livros biográficos foram livremente inspirados para o cinema e TV. Ganharam prêmios.
O importante é continuar escrevendo, registrando histórias e estórias para que a memória não se perca no mundo digital.
De tanto escrever biografias resolvi deixar o registrado meu ensaio biográfico cujo viés é meu Anjo da Guarda. Pode parecer um pouco estranho, porém é bem real. Por isso, acesse também o meu blog "Os Anjos não envelhecem", eu disponibilizei meu livro na íntegra, onde constam fotografias e documentos. O livro físico está esgotado.
Viaje através das palavras. Bem-vindo (a).

















































































































quarta-feira, 31 de agosto de 2011

XV Bienal do Rio de Janeiro



Agenda XV Bienal do Rio de Janeiro – 2011

Seguem os encontros com bate-papo com os Diretores, editores e autores da Editora Santuário Idéias & Letras. As apresentações de cada editora seguem em anexo. Haverá um press kit na sala de imprensa contendo programação, catálogo de todos os livros, releases institucionais e de livros com imagens em alta. Esse mesmo material estará disponível online.
Nicolau Kietzmann Goldemberg
DGNK Assessoria de Imprensa
 tel:    11-3070-3336  -  11-8273-6669      
nicolau@dgnk.com.br  /  www.dgnk.com.br
www.editorasantuario.wordpress.com
www.editoraideiaseletras.wordpress.com
2/set            11h    Encontro e Bate-papo com Marcelo Araújo, Diretor-Geral e Editorial da Editora Santuário e Editora Idéias & Letras (diretor geral)

2/set          15h    Encontro e Bate-papo com o jornalista Avelino Grassi (editor da Editora Santuário e Editora Idéias & Letras)

2/set          20h    Encontro e Bate-papo com Paulo Hilu autor Islã: Religião e Civilização Uma Abordagem Antropológica

3/set       15h    Encontro e Bate-papo com Rita Elisa Seda co-autora do livro “Cora Coralina – Raízes de Aninha”

3/set        15h 30min Encontro e Bate-papo com Rita Elisa Seda -  Fábulas de Seishum e Pipa Guerreira

3/set            20h    Encontro e Bate-papo com Rute Rocha entre os e-books mais vendidos do Brasil, o livro “Como Lidar com Pessoas Difíceis, a Começar por Mim…”

4/set        11h    Encontro e Bate-papo com Giovani Semeraro coordenador da coleção SABER-FAZER FILOSOFIA

4/set          15h    Encontro e Bate-papo com Antonio Marcos Pires do livro “Mensagens Positivas”.

7/set            15h    Encontro e Bate-papo com Lu Catoira autora do livro “Jeans, a roupa que transcende a moda”ou “Moda Jeans, fantasia estética sem preconceito”.

10/set        11h      Encontro e Bate-papo com Laura Conrado autora do livro infanto-junvenil “Miguel e o Pão dos Anjos”.

2/set            11h    Encontro e Bate-papo com Pe Marcelo (diretor geral)
Encontro e Bate-Papo com Pe. Marcelo Araújo, Diretor-Geral e Editorial da Editora Santuário e Editora Idéias & Letras.

Fundada em 1900, quando imprimiu o Jornal Santuário de Aparecida (Aparecida-SP), em uma pequena tipografia, hoje apresenta números expressivos com mais de 10 milhões de livros e um catálogo que conta com mais de 2.500 títulos ligados à religião, acadêmicos e assuntos gerais. Buscando se atualizar lançou a linha de e-Books (Amazon, Gato Sabido, Cultura e outras grandes livrarias digitais) e hoje tem um dos e-books mais vendidos na linha de não ficção. Pe. Marcelo é graduado em Teologia pelo Instituto Teológico de SP e fez extensão em Filosofia e mestrado em Ciências da Religião com ênfase em Bíblia. Exerceu diversas atividades na área da Formação da Congregação do Santíssimo Redentor.
2/set            15h    Encontro e Bate-papo com o jornalista Avelino Grassi (editor da Editora Santuário e Idéias & Letras. A Editora Santuário)
Encontro e Bate-Papo com o jornalista Avelino Grassi, atual editor da Editora Santuário e Idéias & Letras. A Editora Santuário foi fundada em 1900 e apresenta números expressivos com mais de 10 milhões de livros impressos. Seu catálogo conta com mais de 2.500 títulos ligados à religião, devocionários, livros de catequese, teologia e pastoral, bíblias, estudos bíblicos, autoajuda, moral e ética, biografias, periódicos, vida de santos, entre outros. A Idéias & Letras nasceu em 2003 para publicar obras voltadas para o mundo acadêmico e relacionadas às ciências humanas, além de publicações destinadas ao grande público em uma perspectiva informativa e formativa. Avelino atuou no Jornal do Brasil. É formado também em Filosofia e Teologia, e foi diretor-editorial da Editora Vozes por nove anos.
2/set            20h    Encontro e Bate-papo com Paulo Hilu autor Islã: Religião e Civilização Uma Abordagem Antropológica
Bate-papo e encontro com o Ph.D. em Antropologia pela Univ. de Boston, Paulo Hilu, que escreveu uma obra para compreender a religião que mais cresce no mundo, o Islã. O livro apresenta o ponto de vista histórico, doutrinário e político por meio de um olhar antropológico, refletindo sobre seus aspectos religiosos e civilizacionais.
É direcionado a um público não especializado no assunto, porém interessado em adquirir o instrumental analítico necessário para compreender melhor o universo religioso e civilizacional do mundo muçulmano.
O livro é produzido pela Editora Santuário, católica, o que torna a obra mais interessante. Atualmente o autor é Coordenador do Núcleo de Estudos do Oriente Médio da Universidade Federal Fluminense (UFF).
3/set            15h    Encontro e Bate-papo com Rita Elisa Seda co-autora do livro “Cora Coralina – Raízes de Aninha”
Bate-papo e encontro com Rita Elisa Seda, co-autora do livro “Cora Coralina – Raízes de Aninha”, que reúne em 472 páginas um ensaio biográfico com uma extensa documentação das primeiras poesias, textos inéditos, depoimentos de familiares e um acervo fotográfico que compõem a obra de Cora Coralina. Fruto de 15 anos de pesquisa e entrevistas, o livro vai além dos limites biográficos. É um retrato fiel da vida humana e artística de Anna Lins dos Guimarães, que entrou para o rol das principais poetisas brasileiras de projeção internacional com o nome de Cora Coralina. A autora ocupa a cadeira nº 38 na Academia Valeparaibana de Letras e Artes, Taubaté. Pertence à Academia Joseense de Letras, São José dos Campos-SP.
3/set            15h 30m     Encontro e Bate-papo com Rita Elisa SedaFábulas de Seishum e Pipa Guerreira
“Fábulas para Seishum”. De um processo de misturar lembranças e imaginação nasceram as 45 fábulas com: peixes, gaivotas, elefante, girafa, patos, ema, vaga-lumes, galinhas e tantos outros bichos. É bom avisar que o vento passa por entre as páginas do livro e sopra palavras que podem levar o leitor a uma paisagem interior.
O livro a “Pipa Guerreira” é o arquétipo de quem procura a liberdade e quando a encontra não sabe o que fazer com ela. A Pipa machucou-se com essa tal liberdade e através de vontades, lembranças e histórias ela encontrou elementos balsâmicos para sua alma – a cura!
A autora ocupa a cadeira nº 38 na Academia Valeparaibana de Letras e Artes, Taubaté. Pertence à Academia Joseense de Letras, São José dos Campos-SP. 
3/set            20h    Encontro e Bate-papo com Rute Rocha entre os e-books mais vendidos do Brasil, o livro “Como Lidar com Pessoas Difíceis, a Começar por Mim…”
Listado entre os e-books mais vendidos do Brasil, o livro “Como Lidar com Pessoas Difíceis, a Começar por Mim…” é um convite a lidar com a realidade dos relacionamentos com menos ilusões. A autora, especialista em Oratória e Comunicação Atualizada, apresenta estímulos na busca pela excelência nos relacionamentos intra e interpessoais, numa leitura agradável, instigante e necessária a todos os que desejam melhorar a comunicação e a convivência no dia a dia. A autora Ruthe Rocha Pombo é advogada civil e canônica em Atuação no Tribunal Eclesiástico do Rio de Janeiro com especialidade em direito matrimonial. Possui pós-Graduação em Psicologia da Propaganda e Marketing, e Pós Graduação em Inteligência Multifocal Aplicada  Instituto do Saber Brasília/Rio de Janeiro.
4/set            11h    Encontro e Bate-papo com Giovani Semeraro coordenador da coleção SABER-FAZER FILOSOFIA
Giovanni Semeraro é coordenador da coleção SABER-FAZER FILOSOFIA: Da Antiguidade à Idade Média (vol. 1), O Pensamento Moderno (vol. 2) e Pensadores Contemporâneos (vol.3), que trazem ao público leigo um texto acessível e subsidia professores e alunos do ensino médio e dos alunos de primeiro ano de graduação. As obras são didáticas, atualizadas e levam a pensar e a agir de forma livre, conjunta, criativa e transformadora. Giovanni é graduado em Filosofia pela Univ. Estadual de Campinas, mestrado em Teologia pela Pontifícia Univ. Gregoriana de Roma e em Educação pela FGV/RJ, doutor em Filosofia Política na Università degli Studi di Padova e em Educação pela Univ. Federal do Rio de Janeiro e pós-doutorado na Univer. de Urbino/Istituto Italiano per gli Studi Filosofici di Napoli .
4/set            15h    Encontro e Bate-papo com Antonio Marcos Pires do livro “Mensagens Positivas”.
Encontro e bate-papo com Antonio Marcos Pires, autor do livro “Mensagens Positivas”, composto por 28 mensagens que falam ao espírito e levam ao encontro da paz interior. O livro traz no prefácio a mensagem de Walcyr Carrasco e também depoimentos escritos por Ana Maria Braga, Rubens Campos (Sistema Globo de Rádio), Paulo Coelho, Antonio Carlos (Rádio Globo), entre outros. Ilustrado com fotos e em papel couchê, inclui um CD com música inédita de Agnaldo Rayol e com todas as mensagens nas vozes dos maiores comunicadores da Rádio Globo. O autor é radialista, escritor e poeta e também autor de MENSAGEM PARA AS MÃES, da Editora Santuário-SP.
7/set            15h    Encontro e Bate-papo com Lu Catoira autora do livro “Jeans, a roupa que transcende a moda”ou “Moda Jeans, fantasia estética sem preconceito”.
Encontro e Bate-papo com Lu Catoira, autora do livro “Jeans, a roupa que transcende a moda”: uma pesquisa de mais de dois anos que mostra a roupa como uma importante linguagem psicológica e social. É uma análise do que é a moda, sua presença na história mundial, e analisa aspectos sociológicos e psicológicos da roupa. Também é autora do livro “Moda Jeans, fantasia estética sem preconceito”, que analisa os valores da cultura contemporânea e a fantasia estética que o jeans expressa. Lu colabora para o Jornal do Brasil, O Globo, revistas da Editora Abril, Editora Três e Editora Globo. Na Bloch Editores, foi editora de moda das revistas Desfile, Pais e Filhos e consultora do visual do jornalismo da TV Manchete.

8 comentários:

Silvinh@ disse...

Que delícia!!! Pena que é tão lonnnnnnnnnnnnnge!!! Mas tenha certeza minha amiga, estarei com você espiritualmente!!!Torcendo para o bom êxito deste encontro. Vai ser uma Bienal e tanto com tantos talentos literários, com escritores carismáticos como você, Ritelisa!!!
Que Deus esteja contigo, em mais uma tarde de bate-papo com seus leitores!!! A você desejo Sucesso e Vitórias sempre, minha amiga!!!
Beijos, forte e carinhoso abraço...

Silvinha

Restaurante Braseiro disse...

, Olá Ritelisa, bom dia cheio de paz! voe mesmo voe alto e contemple DEUS na sua vitória . Seja feliz amiga.

Rita Elisa Seda disse...

Silvinha, não é tão longe assim. Voe até lá e conversaremos a tarde toda. Vai ser emocionante. Diga aos meus queridos amigos da Escola COC de Araraquara que conto com eles na Bienal. Beijos para todos. Felicidades e a paz!

Rita Elisa Seda disse...

Ana Maria, querida amiga vilaboense. Estou com saudades de Goiás, ainda mais do gosto nobre do pequi com arroz... é claro! feito no fogão à lenha do restaurante Braseiro. Lugar mágico. Mando beijos para você e para o Zé e, também, para todos amigos vilaboenses. Felicidades e a paz!

norália disse...

Rita Elisa, confesso que estava com saudades e esperando o seu retorno. De Brasília para o Rio, você colhendo frutos de anos de trabalho... que maravilha! bem merecido! Que amanhã, dia 3, você possa falar falar falar sobre o que mais gosta de fazer: literatura. E depois, com mais calma, lembre-se que tem gente aqui querendo ouvir sua falação a contar tudo, tintin por tintin, como aconteceram esses eventos no seu coração...
Abraços,
Norália

Rita Elisa Seda disse...

Norália, querida amiga, tenha certeza que falarei muito a respeito das pesquisas feitas para a obra Raízes de Aninha e, também, minha alegria de escrever para meu neto. Depois colocarei umas fotinhas aqui no blog. Ok?! Vi a foto de suas orquídeas, estão ma-ra-vi-lho-sas, parabéns por ter um lindo orquidário. Tudo de bom. Felicidades e a paz!

norália disse...

Rita Elisa, não tenho orquidário, somente algumas orquídeas. Cultivo mesmo vasos de gerânio. Gosto muito do meu viveiro e o trato com muito carinho.
Estou aqui esperando sua "falação" pra nós, ok?
Boa viagem amanhã.
Abraços,
Norália

Silvinh@ disse...

Ritelisa, minha amiga...eu também estou aqui ansiosa para viajar através de suas fotos pelo mundo encantado da XV Bienal do Rio de Janeiro. Tenho certeza que poderei visualizar cada detalhe desta linda festa da literatura!!!

Beijos, forte e carinhos abraço...

Sua amiga-irmã...

Silvinha